Pular para o conteúdo principal

5. Continuidade

A Continuidade da escrita se refere ao estilo de pensamento do indivíduo e à predisposição para o contato interpessoal.

A Continuidade estuda o grau de enlace das letras que formam uma palavra, observando-se o quão ligadas ou desligadas estão.

Subdivide-se em:

a) Ligada

  • As letras de uma mesma palavra se unem de modo contínuo, sem haver "rupturas".

(+): Predomínio da lógica; raciocínio linear; predisposição para o contato interpessoal; rapidez
(-): Fixação nas próprias ideias; pensamento convencional; teimosia

b)Agrupada

  • As letras de uma palavras unem-se em blocos (de mais de 2 letras ligadas e outras letras desligadas).

(+): Equilíbrio entre pulsões conscientes e inconscientes; entre lógica e intuição; entre realidade e imaginação.
(-): Dificuldade para conciliar os contrários; ambivalência; inibições

c) Desligada

  • As letras de uma palavra não se unem entre si. 

Este tipo é comum em escritas tipográficas, mas uma escrita tipográfica não necessariamente é desligada.
(+): Predomínio da intuição; detalhismo; capacidade para captar o essencial dos problemas
(-): Pouca lógica e pouco senso prático; egoísmo e individualismo elevados


d) Truncada

  • As letras de uma palavra parecem apresentar uma "solda" na coesão. Seria como se o escritor parasse repentinamente para pensar e em seguida "forçasse" a coesão com a letra seguinte.

Pode ocorrer com pessoas portadores de enfermidades físicas, emocionais ou mesmo com a idade avançada.
Quando este tipo de ligação é encontrado em escrita de pessoas saudáveis e jovens, quase sempre apresenta conotações negativas:
(-): Insinceridade; tendência a omitir os próprios erros; dissimulação

e) Ligação Criativa

  • As letras de uma palavra unem-se às letras seguintes com ligações originais.

(+): Inteligência superior; facilidade para concatenar ideias; originalidade
(-): Orgulho; às vezes indica a busca por simplificações na realização de atividades, como forma de compensar a própria preguiça que o sujeito vivencia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4. Direção e Alinhamento

A Direção da escrita corresponde ao estado de ânimo da pessoa, o qual pode ser situacional (ou seja, reflete um momento que a pessoa está vivenciando) e/ou estrutural (ou seja, faz parte da constituição e da dinâmica interior da pessoa). Indica também o nível de autodisciplina do indivíduo. Para verificar a Direção é necessário o uso de régua e esquadro. Colocar o esquadro alinhado à borda esquerda da folha (a folha deve estar na posição "retrato"), sob a primeira letra da primeira palavra escrita. Com a régua, traça-se a linha que vai da borda esquerda até a borda direita do papel. A linha traçada a partir da primeira letra da primeira palavra será a linha de base da escrita em questão. Prosseguir com o mesmo procedimento com cada linha escrita em na redação. ATENÇÃO : cuidado para não confundir Inclinação com Direção. A Inclinação mede o grau de inclinação da escrita (para direita, para esquerda ou vertical, em relação à linha de base). A Direção verifica...

2. Tamanho

O tamanho (dimensão) da letra demonstra o sentimento de importância de si mesmo; o nível de autoestima; demonstra também o espaço que uma pessoa dá a si mesma e o espaço que ela deseja ocupar no ambiente e nos grupos. Módulo de mensuração: a dimensão da letra é medida tomando como base a altura dos ovais da zona média. Deve-se traçar uma linha reta que se inicia no ponto médio da base do oval e chega no ponto médio da linha que limita com a zona superior. Observando os exemplos fica mais fácil de entender: As letras, de acordo com seu tamanho, podem ser classificadas em: a) Grande : a altura dos ovais das letras medem 3mm ou mais. (+) Autoconfiança; generosidade; bom conceito autoestimativo; extroversão (-) : Pouca autopercepção e pouca autocrítica; arrogância; vaidade elevada; superficialidade Letras grandes são comuns em artistas ou naqueles que cultivam a própria imagem pessoal; são também comuns em profissionais de Treinamento e Influenciadores. Amostra 1 ...

A história da Grafologia

Ao longo da história, desde a antiguidade, os manuscritos das pessoas despertaram interesse de estudiosos, filósofos e literatos, aos quais são atribuídas frases relacionando o tipo de escrita de um homem a características de seu comportamento. As afirmações destes estudiosos (como Aristóteles, por exemplo) eram feitas de modo empírico. Não havia pesquisas ou trabalhos sistematizados a respeito. Somente em 1622 um médico italiano, Camilo Baldo publicou a primeira obra que se conhece ( Tratado de Como se Conhece a Natureza e Qualidade do Escritor pela letra de uma Carta ), na qual retratava de forma mais estruturada correlações entre tipos de letras e traços de personalidade de seus autores. E somente em meados do século XIX o abade francês Hipolito Michon, tendo em mãos uma coleção de amostras gráficas, publica o que se conhece como o primeiro sistema completo de grafologia ( Os Mistérios da Escritura ). Em 1871 Michon funda a Sociedade de Grafologia e o jornal A Grafologi...