Pular para o conteúdo principal

4. Direção e Alinhamento

A Direção da escrita corresponde ao estado de ânimo da pessoa, o qual pode ser situacional (ou seja, reflete um momento que a pessoa está vivenciando) e/ou estrutural (ou seja, faz parte da constituição e da dinâmica interior da pessoa). Indica também o nível de autodisciplina do indivíduo.

Para verificar a Direção é necessário o uso de régua e esquadro.

  • Colocar o esquadro alinhado à borda esquerda da folha (a folha deve estar na posição "retrato"), sob a primeira letra da primeira palavra escrita. Com a régua, traça-se a linha que vai da borda esquerda até a borda direita do papel.
  • A linha traçada a partir da primeira letra da primeira palavra será a linha de base da escrita em questão.
  • Prosseguir com o mesmo procedimento com cada linha escrita em na redação.
ATENÇÃO: cuidado para não confundir Inclinação com Direção. A Inclinação mede o grau de inclinação da escrita (para direita, para esquerda ou vertical, em relação à linha de base). A Direção verifica o tipo de alinhamento da linha de base.

Os subgêneros de Direção são:

a) Horizontal e b) Retilínea: as linhas da escrita são horizontais (ou seja, são paralelas à margem superior e inferior do papel) e seguem um percurso retilíneo, no sentido da esquerda para a direita.
Obs: a escrita Horizontal quase sempre é Retilínea, mas nem sempre a escrita Retilínea é Horizontal.
A direção Horizontal é aquela em que as linhas se mantêm constantemente paralelas às bordas superior e inferior do papel. A escrita Retilínea não apresenta ondulações (ao contrário da Sinuosa); a escrita pode ser Retilínea e Ascendente. Ou Retilínea e Descendente. Ou Retilínea e Horizontal.
(+): Autodisciplina; perseverança; força de vontade
(-): Intransigência; rigor excessivo; inflexibilidade
Amostra 1
c) Sinuosa: as linhas oscilam ("ondulam") durante o percurso da escrita.
(+): Adaptabilidade; jogo de cintura; tato para lidar com as pessoas; flexibilidade
(-): Oportunismo; indisciplina; pouca garra; produção inconstante; emotividade; alta suscetibilidade
Obs: De modo similar ao que acontece com as escritas retilíneas, a escrita Sinuosa pode ser: Sinuosa e Ascendente; Sinuosa e Descendente; Sinuosa e Horizontal.
Amostra 2

d) Ascendente: as palavras e/ou letras das palavras "sobem" (em relação à linha de base) no decorrer da escrita.
(+): Ambição; entusiasmo; iniciativa; otimismo; motivação
(-): Excitação; nervosismo; ambição desmedida; perda do senso de realidade
Amostra 3

e) Descendente: as palavras e/ou letras das palavras "descem" (em relação à linha de base) no decorrer da escrita.
(+): Dificilmente é um aspecto positivo. Caso seja estrutural, indica pessoas cuidadosas e de ritmo mais pausado.
(-): Momento de desânimo; depressão; pouca garra; tendência a desistir facilmente
Amostra 4

f) Côncava: as linhas formam um arco aberto para cima.
(+): Esforço para superar dificuldades iniciais; luta consciente contra o cansaço
(-): Inquietude; debilidade física; perda de rendimento no meio do processo
Amostra 5

g) Convexa: as linhas formam um arco aberto para baixo.
(+): Euforia; motivação ao iniciar atividades; busca por resultados rápidos
(-): Dificuldade para manter o entusiasmo em tarefas de longa duração
Amostra 6


OBSERVAÇÕES:
A amostra 1 possui direção horizontal e alinhamento retilíneo.
A amostra 2, apesar de ter alinhamento sinuoso, apresenta também certa horizontalidade.
A amostra 3 é ascendente e retilínea (ATENÇÃO: não confundir a direção ascendente com a inclinação da escrita).
A amostra 4 é descendente e levemente sinuosa.

Tenham sempre em mente que:

  • A escrita Retilínea e Horizontal sempre exige um esforço, consciente e inconsciente, do escritor. O esforço para se manter constante e alinhado, mesmo sem ter linhas visíveis para se apoiar (as linha de um caderno, por exemplo). Por isso o alinhamento retilíneo está relacionado à autodisciplina.
  • O alinhamento Sinuoso, ao contrário, indica certo relaxamento ou pouco esforço consciente e inconsciente do sujeito para se manter constante e estável no desempenho de suas funções e na superação de dificuldades. Por isto, o alinhamento sinuoso está relacionado à inconstância produtiva, à falta de disciplina e à suscetibilidade emocional.
  • Escritas exageradamente Ascendentes podem indicar justamente o oposto de seu significado. Já analisei muitos casos em que uma escrita com direção exageradamente ascendente "escondia" uma atitude mais depressiva de seu escritor. Portanto, CUIDADO SEMPRE COM OS EXAGEROS NAS ESCRITAS.
  • Nem sempre o alinhamento Descendente retrata depressão em um sujeito. Muitas vezes (e aí cabe ao grafólogo fazer as demais correlações) a descendência faz parte do temperamento do sujeito (um temperamento mais plácido e talvez não muito dinâmico). Outras vezes, a queda na direção diz respeito a um momento de cansaço que a pessoa está passando.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Simbolismo no Espaço: Zonas Gráficas

A teoria do Simbolismo no Espaço foi desenvolvida por Max Pulver (1931), uma referência dentre os grafólogos. Esta teoria permite observar qual (ou quais) zona gráfica predomina (ou não predomina) em uma escrita. As Zonas Gráficas (já descritas na publicação sobre Nomenclatura, neste blog) se dividem em: Zona Superior Zona Média Zona Inferior Lado Esquerdo Lado Direito A Zona Média é sempre a medida de referência. É definida pela altura das letras minúsculas de uma escrita. Portanto, a medida da zona média muda de acordo com o tamanho da letra de uma escrita. O módulo padrão para medir a Zona Superior e Inferior é de 2,5x a altura da zona média. Exemplo: se as letras minúsculas de uma escrita têm 3mm, então sua  zona média  é de 3mm. Nesta escrita, de acordo com o módulo padrão, espera-se que a zona superior (definida pelas laçadas das letras L, F, ou hastes do T) tenha 7,5mm (ou seja: 3mm X 2,5). Se a zona superior desta escrita tiver menos de 7,5mm, então dizemos

2. Tamanho

O tamanho (dimensão) da letra demonstra o sentimento de importância de si mesmo; o nível de autoestima; demonstra também o espaço que uma pessoa dá a si mesma e o espaço que ela deseja ocupar no ambiente e nos grupos. Módulo de mensuração: a dimensão da letra é medida tomando como base a altura dos ovais da zona média. Deve-se traçar uma linha reta que se inicia no ponto médio da base do oval e chega no ponto médio da linha que limita com a zona superior. Observando os exemplos fica mais fácil de entender: As letras, de acordo com seu tamanho, podem ser classificadas em: a) Grande : a altura dos ovais das letras medem 3mm ou mais. (+) Autoconfiança; generosidade; bom conceito autoestimativo; extroversão (-) : Pouca autopercepção e pouca autocrítica; arrogância; vaidade elevada; superficialidade Letras grandes são comuns em artistas ou naqueles que cultivam a própria imagem pessoal; são também comuns em profissionais de Treinamento e Influenciadores. Amostra 1