Pular para o conteúdo principal

2. Tamanho

O tamanho (dimensão) da letra demonstra o sentimento de importância de si mesmo; o nível de autoestima; demonstra também o espaço que uma pessoa dá a si mesma e o espaço que ela deseja ocupar no ambiente e nos grupos.

Módulo de mensuração: a dimensão da letra é medida tomando como base a altura dos ovais da zona média.
Deve-se traçar uma linha reta que se inicia no ponto médio da base do oval e chega no ponto médio da linha que limita com a zona superior. Observando os exemplos fica mais fácil de entender:
As letras, de acordo com seu tamanho, podem ser classificadas em:

a) Grande: a altura dos ovais das letras medem 3mm ou mais.
(+) Autoconfiança; generosidade; bom conceito autoestimativo; extroversão
(-): Pouca autopercepção e pouca autocrítica; arrogância; vaidade elevada; superficialidade
Letras grandes são comuns em artistas ou naqueles que cultivam a própria imagem pessoal; são também comuns em profissionais de Treinamento e Influenciadores.
Amostra 1

b) Média:a altura dos ovais têm entre 2,0mm e 2,9mm de altura.
(+): Capacidade de adaptação ao ambiente; equilíbrio interno e externo; sociabilidade normal
(-): Apatia; frieza afetiva; impessoabilidade
Amostra 2

c) Pequena: a altura dos ovais têm menos de 2,0mm.
(+): Detalhismo; prudência; observação; seletividade; riqueza interior; senso de economia; autocrítica
(-):  Temor; insegurança; baixa autoestima; desconfiança; timidez; mesquinhez
Analistas e especialistas de todas as categorias tendem a ter letras pequenas.
Amostra 3

d) Sobreelevada: algumas letras ou partes das letras (maiúsculas, hastes, pontos, barras de T) se elevam de modo desproporcional em relação ao corpo da escrita.
(+): Ambições intelectuais e espirituais; ambições de criatividade; gosto pela cultura; idealismo
(-): Orgulho; ambição acima das reais capacidades; megalomania; atitude fantasiosa
Amostra 4

e) Rebaixada:os pontos, acentos e barras de T são baixos (estão próximos ou dentro da zona média) e proporcionalmente a letra é mais larga do que alta. 
(+): Modéstia; capacidade de aceitar e de se adaptar a rotinas e ambientes regrados
(-): Ocultação ou repressão das ambições; submissão; acomodação ao ambiente
Amostra 5

f) Gladiolada: há uma diminuição progressivas das palavras ou das letras no final das palavras.
OBS: uma letra pode ser grande E gladiolada  (isto é, o tamanho pode ser grande e ainda assim podem existir diminuições do tamanho das letras no final das palavras - gladiolada). Ou pode ser média (ou pequena) E gladiolada.
(+): Senso crítico; discrição; curiosidade; capacidade para captar o essencial e o oculto das coisas
(-): Insegurança; dissimulação; dúvidas quanto à própria capacidade
Amostra 6
g) Crescente: há um aumento progressivo das palavras ou das letras no final das palavras.
OBS: de modo similar ao que foi descrito acima, uma letra pode ser pequena E crescente (ou seja, o tamanho dos ovais é pequeno, embora haja aumento do tamanho das letras no final das palavras). Ou pode ser média (ou pequena) E crescente.
(+): espontaneidade; alegria; otimismo
(-): credulidade; ingenuidade; teimosia; pensamento "mágico"
Amostra 7


ATENÇÃO:
Uma mesma amostra gráfica (redação) pode apresentar uma mescla de diferentes tamanhos de letras, conforme acima citados. 
Observem por exemplo a amostra 4: o tamanho da letra é pequeno (os ovais têm menos de 2mm), mas também apresenta gladiolados, bem como apresenta crescentes:

ATENÇÃO:
Letras grandes indicam pessoas com uma boa autoimagem e orgulhosas de si mesmas, MAS NÃO NECESSARIAMENTE indicam pessoas desinibidas. A desinibição pode ser observada com a análise conjunta de outros indicadores gráficos (por exemplo, presença de guirlandas, pressão forte, ovais abertos por cima e pela direita - estes conceitos serão abordados futuramente).
Da mesma maneira, uma letra pequena indica uma pessoa autocrítica e exigente consigo, mas não necessariamente tímida.

Todas estas correlações serão discutidas depois que eu tiver exposto neste blog toda teoria básica sobre grafologia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simbolismo no Espaço: Zonas Gráficas

A teoria do Simbolismo no Espaço foi desenvolvida por Max Pulver (1931), uma referência dentre os grafólogos. Esta teoria permite observar qual (ou quais) zona gráfica predomina (ou não predomina) em uma escrita. As Zonas Gráficas (já descritas na publicação sobre Nomenclatura, neste blog) se dividem em: Zona Superior Zona Média Zona Inferior Lado Esquerdo Lado Direito A Zona Média é sempre a medida de referência. É definida pela altura das letras minúsculas de uma escrita. Portanto, a medida da zona média muda de acordo com o tamanho da letra de uma escrita. O módulo padrão para medir a Zona Superior e Inferior é de 2,5x a altura da zona média. Exemplo: se as letras minúsculas de uma escrita têm 3mm, então sua  zona média  é de 3mm. Nesta escrita, de acordo com o módulo padrão, espera-se que a zona superior (definida pelas laçadas das letras L, F, ou hastes do T) tenha 7,5mm (ou seja: 3mm X 2,5). Se a zona superior desta escrita tiver menos de 7,5mm, então dizemos

4. Direção e Alinhamento

A Direção da escrita corresponde ao estado de ânimo da pessoa, o qual pode ser situacional (ou seja, reflete um momento que a pessoa está vivenciando) e/ou estrutural (ou seja, faz parte da constituição e da dinâmica interior da pessoa). Indica também o nível de autodisciplina do indivíduo. Para verificar a Direção é necessário o uso de régua e esquadro. Colocar o esquadro alinhado à borda esquerda da folha (a folha deve estar na posição "retrato"), sob a primeira letra da primeira palavra escrita. Com a régua, traça-se a linha que vai da borda esquerda até a borda direita do papel. A linha traçada a partir da primeira letra da primeira palavra será a linha de base da escrita em questão. Prosseguir com o mesmo procedimento com cada linha escrita em na redação. ATENÇÃO : cuidado para não confundir Inclinação com Direção. A Inclinação mede o grau de inclinação da escrita (para direita, para esquerda ou vertical, em relação à linha de base). A Direção verifica