Pular para o conteúdo principal

Simbolismo no Espaço: Zonas Gráficas

A teoria do Simbolismo no Espaço foi desenvolvida por Max Pulver (1931), uma referência dentre os grafólogos.

Esta teoria permite observar qual (ou quais) zona gráfica predomina (ou não predomina) em uma escrita.

As Zonas Gráficas (já descritas na publicação sobre Nomenclatura, neste blog) se dividem em:
Zona Superior
Zona Média
Zona Inferior
Lado Esquerdo
Lado Direito

A Zona Média é sempre a medida de referência. É definida pela altura das letras minúsculas de uma escrita. Portanto, a medida da zona média muda de acordo com o tamanho da letra de uma escrita.

O módulo padrão para medir a Zona Superior e Inferior é de 2,5x a altura da zona média.

Exemplo: se as letras minúsculas de uma escrita têm 3mm, então sua zona média é de 3mm.
Nesta escrita, de acordo com o módulo padrão, espera-se que a zona superior (definida pelas laçadas das letras L, F, ou hastes do T) tenha 7,5mm (ou seja: 3mm X 2,5).
Se a zona superior desta escrita tiver menos de 7,5mm, então dizemos que sua zona superior é baixa (ou rebaixada). Se tiver mais de 7,5mm, então dizemos que sua zona superior é alta ou destacada.
A mesma medida é esperada para as pernas das letras ou laçadas inferiores (7,5mm).


Exemplo: se numa outra escrita as letras têm 1,5mm de altura, então a zona média desta escrita é de 1,5mm. Espera-se, então, que a zona superior e zona inferior desta escrita tenham 3,75mm cada (1,5mm X 2,5).
Se as zonas superior ou inferior desta escrita tiverem menos de 3,75mm, então dizemos que a escrita tem zona superior (ou zona inferior) baixa ou pouco destacada.

A teoria das Zonas Gráficas, além de levar em conta as zonas média, superior e inferior, considera também o Lado Direito e o Lado Esquerdo da escrita.

Para definir as zonas gráficas no papel basta dobrar a folha em 4.

Zonas Gráficas na Folha de Papel



Zonas Gráficas em uma palavra
O mesmo pode ser feito em relação às palavras escritas na redação. Na figura ao lado, observe o traço vermelho perpendicular à linha de base (linha da zona média).



Portanto, a visualização das zonas gráficas é analisada tanto de modo global ( observando-se a redação/folha de papel em seu todo), como de modo particularizado (observando as palavras).


E O QUE SIGNIFICAM AS ZONAS GRÁFICAS?

A Zona Superior representa as aspirações e ambições intelectuais, espirituais, éticas e religiosas. Diz respeito aos nossos ideais e ao desejo de conquistar posições de superioridade em alguma das esferas citadas. Retrata tendências fantasiosas, às vezes irrealistas. Também está simbolicamente relacionada ao SUPEREGO (instância psíquica que serve como controle racional de todos nossas pulsões básicas e inconscientes) e suas funções de autocensura ou autorepressão moral.

A Zona Média demonstra o nosso dia a dia, nossa rotina, nossa realidade. Demonstra também a forma como lidamos com as pessoas à nossa volta; nossos sentimentos e nossa afetividade. Está simbolicamente relacionada ao EGO (instância psíquica que serve como mediador entre nossos ideais ou aspirações e nossos impulsos básicos inconscientes).

A Zona Inferior se refere às nossas esferas mais biológicas e instintivas, retrata nossas tendências orgânicas (alimentação, sexualidade, materialismo, etc). Demonstra como a pessoa lida com os próprios instintos físicos e demonstra seu senso prático de modo geral. Está relacionada ao ID (instância psíquica que comporta todos nossos desejos e instintos mais primários: sobrevivência, agressividade, preservação, perpetuação, etc).

O Lado Esquerdo (das palavras, linhas e da página) retrata o apego ao passado, a passividade, introversão, imagem materna, cautela, egocentrismo.

O Lado Direito (das palavras, linhas e página) representa a busca pelo novo, a atividade, extroversão, imagem paterna, ousadia, altruísmo.

Exemplos:

Amostra 1

No exemplo da amostra 1, em relação à folha de papel, há predomínio do quadrante 4 (Zona Inferior e Lado Direito), onde existe uma maior concentração de palavras (basta contar quantas palavras existem em cada quadrante).
Em relação às palavras, há equilíbrio em relação à zona superior, média e inferior. Há um leve predomínio do lado esquerdo (devido à variação de inclinação).

Isto significa que a pessoa, em seu íntimo, oscila entre a necessidade de isolamento com a necessidade de interagir com os outros. No meio em que se situa, tende a demonstrar uma atitude mais voltada para o futuro.



Amostra 2
No exemplo 2, na folha de papel o quadrante 2 se destaca (maior concentração de palavras do que em relação aos demais quadrantes): Zona Superior e Lado Direito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4. Direção e Alinhamento

A Direção da escrita corresponde ao estado de ânimo da pessoa, o qual pode ser situacional (ou seja, reflete um momento que a pessoa está vivenciando) e/ou estrutural (ou seja, faz parte da constituição e da dinâmica interior da pessoa). Indica também o nível de autodisciplina do indivíduo. Para verificar a Direção é necessário o uso de régua e esquadro. Colocar o esquadro alinhado à borda esquerda da folha (a folha deve estar na posição "retrato"), sob a primeira letra da primeira palavra escrita. Com a régua, traça-se a linha que vai da borda esquerda até a borda direita do papel. A linha traçada a partir da primeira letra da primeira palavra será a linha de base da escrita em questão. Prosseguir com o mesmo procedimento com cada linha escrita em na redação. ATENÇÃO : cuidado para não confundir Inclinação com Direção. A Inclinação mede o grau de inclinação da escrita (para direita, para esquerda ou vertical, em relação à linha de base). A Direção verifica

2. Tamanho

O tamanho (dimensão) da letra demonstra o sentimento de importância de si mesmo; o nível de autoestima; demonstra também o espaço que uma pessoa dá a si mesma e o espaço que ela deseja ocupar no ambiente e nos grupos. Módulo de mensuração: a dimensão da letra é medida tomando como base a altura dos ovais da zona média. Deve-se traçar uma linha reta que se inicia no ponto médio da base do oval e chega no ponto médio da linha que limita com a zona superior. Observando os exemplos fica mais fácil de entender: As letras, de acordo com seu tamanho, podem ser classificadas em: a) Grande : a altura dos ovais das letras medem 3mm ou mais. (+) Autoconfiança; generosidade; bom conceito autoestimativo; extroversão (-) : Pouca autopercepção e pouca autocrítica; arrogância; vaidade elevada; superficialidade Letras grandes são comuns em artistas ou naqueles que cultivam a própria imagem pessoal; são também comuns em profissionais de Treinamento e Influenciadores. Amostra 1