Pular para o conteúdo principal

3. Inclinação

A inclinação de uma escrita demonstra o quanto uma pessoa precisa do contato com os outros e o quanto busca interação com os acontecimentos externos. Também diz respeito à uma predisposição mais mais emotiva ou mais racional ao fazer julgamentos.

Para medirmos a inclinação precisamos de um transferidor:
A base do transferidor deve ser colocada paralelamente na base das letras (e base da zona média). Mede-se, então, o grau que as pernas e hastes das letras formam com a base da zona média.

Com os exemplos e definições de tipos de inclinação, conforme descritos a seguir, será mais fácil entender:

a) Vertical
As hastes e pernas das letras formam um ângulo de 90º com a linha de base (a variação aceitável é de 5º, para mais ou para menos; ou seja, escritas que tenham 85º ou 95º também podem ser incluídas na categoria Vertical).
(+): Autocontrole racional; imparcialidade; estabilidade; equilíbrio
(-): Frieza afetiva; desconfiança; indiferença

b) Inclinada
As hastes e pernas das letras formam um ângulo maior que 95º (à direita) em relação à linha de base da escrita.
Quanto maior a inclinação (ou seja, quanto mais "caída" para a direita, mais fortes são as características descritas - positivas ou negativas, conforme o ambiente gráfico).
(+): Predisposição para os contatos e interações sociais; sociabilidade; empatia; altruísmo; iniciativa
(-): Dependência da aceitação dos outros; pouca imparcialidade; passionalidade

c) Invertida
As hastes e pernas das letras formam um ângulo menor que 95º (à esquerda) em relação à linha de base da escrita.
(+): Capacidade de abnegação; atitude reflexiva
(-): Emotividade reprimida; fixação excessiva em complexos passados; sentimento persecutório; egocentrismo elevado

d) Inclinação Desigual (Variável)
As hastes e pernas das letras, em uma mesma palavra, apresentam inclinações oscilantes (ora verticais, ora inclinadas, ora invertidas).
(+): Adaptabilidade aos desejos e necessidades dos outros; sensibilidade; flexibilidade
(-): Inconstância de interesses, atitudes e opiniões; variação rápida de humor e da vontade; indecisão



ATENÇÃO:
Uma escrita inclinada sempre indica uma pessoa sociável? NÃO necessariamente. Indica, com certeza, o desejo e a predisposição do indivíduo para os contatos. Para sabermos se a pessoa é ou não é sociável, se tem ou não tem facilidade nas interações, deve-se analisar conjuntamente outros aspectos da escrita, como por exemplo: espaçamento (já explicado anteriormente), predomínio de forma ou movimento (já explicado anteriormente), forma da letra e tipo de ligação (serão explicados) futuramente.
O mesmo princípio se aplica aos demais subgêneros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4. Direção e Alinhamento

A Direção da escrita corresponde ao estado de ânimo da pessoa, o qual pode ser situacional (ou seja, reflete um momento que a pessoa está vivenciando) e/ou estrutural (ou seja, faz parte da constituição e da dinâmica interior da pessoa). Indica também o nível de autodisciplina do indivíduo. Para verificar a Direção é necessário o uso de régua e esquadro. Colocar o esquadro alinhado à borda esquerda da folha (a folha deve estar na posição "retrato"), sob a primeira letra da primeira palavra escrita. Com a régua, traça-se a linha que vai da borda esquerda até a borda direita do papel. A linha traçada a partir da primeira letra da primeira palavra será a linha de base da escrita em questão. Prosseguir com o mesmo procedimento com cada linha escrita em na redação. ATENÇÃO : cuidado para não confundir Inclinação com Direção. A Inclinação mede o grau de inclinação da escrita (para direita, para esquerda ou vertical, em relação à linha de base). A Direção verifica...

2. Tamanho

O tamanho (dimensão) da letra demonstra o sentimento de importância de si mesmo; o nível de autoestima; demonstra também o espaço que uma pessoa dá a si mesma e o espaço que ela deseja ocupar no ambiente e nos grupos. Módulo de mensuração: a dimensão da letra é medida tomando como base a altura dos ovais da zona média. Deve-se traçar uma linha reta que se inicia no ponto médio da base do oval e chega no ponto médio da linha que limita com a zona superior. Observando os exemplos fica mais fácil de entender: As letras, de acordo com seu tamanho, podem ser classificadas em: a) Grande : a altura dos ovais das letras medem 3mm ou mais. (+) Autoconfiança; generosidade; bom conceito autoestimativo; extroversão (-) : Pouca autopercepção e pouca autocrítica; arrogância; vaidade elevada; superficialidade Letras grandes são comuns em artistas ou naqueles que cultivam a própria imagem pessoal; são também comuns em profissionais de Treinamento e Influenciadores. Amostra 1 ...

Simbolismo no Espaço: Zonas Gráficas

A teoria do Simbolismo no Espaço foi desenvolvida por Max Pulver (1931), uma referência dentre os grafólogos. Esta teoria permite observar qual (ou quais) zona gráfica predomina (ou não predomina) em uma escrita. As Zonas Gráficas (já descritas na publicação sobre Nomenclatura, neste blog) se dividem em: Zona Superior Zona Média Zona Inferior Lado Esquerdo Lado Direito A Zona Média é sempre a medida de referência. É definida pela altura das letras minúsculas de uma escrita. Portanto, a medida da zona média muda de acordo com o tamanho da letra de uma escrita. O módulo padrão para medir a Zona Superior e Inferior é de 2,5x a altura da zona média. Exemplo: se as letras minúsculas de uma escrita têm 3mm, então sua  zona média  é de 3mm. Nesta escrita, de acordo com o módulo padrão, espera-se que a zona superior (definida pelas laçadas das letras L, F, ou hastes do T) tenha 7,5mm (ou seja: 3mm X 2,5). Se a zona superior desta escrita tiver menos de 7,5mm, então...