Expliquei nas publicações anteriores o conceito importantíssimo de Ambiente Gráfico, o que são as Zonas Gráficas e a diferença igualmente importante de Forma ou Movimento nas escritas. Agora inicio as explicações sobre os Gêneros da Escrita.
ATENÇÃO: cada um dos gêneros será devidamente descrito, exemplificado e explicado individualmente. Isto é, a fim de facilitar a didática das explanações, discorrerei sobre cada gênero isoladamente. Entretanto, NUNCA SE DEVE ANALISAR UM GÊNERO OU UM TRAÇO SEPARADAMENTE DOS DEMAIS GÊNEROS E NUNCA SE DEVE DESCONSIDERAR O AMBIENTE GRÁFICO DA ESCRITA.
Seria como aprender matemática: você aprende que o "2" significa duas unidades; mas se você escreve "22" significa vinte e duas unidades; ou se você escreve "2 + 2" significa quatro unidades. Ou seja, o dígito 2 tem um significado isolado, mas muda completamente seu significado quando acompanhado de outros dígitos ou de sinais de operações matemáticas.O mesmo ocorre com a grafologia.
Classicamente, são considerados 8 gêneros em uma grafia: Ordem, Tamanho, Inclinação, Direção, Continuidade, Forma, Velocidade e Pressão.
No entanto, tenho uma metodologia própria, a qual acredito poder ser mais eficaz para a compreensão dos que iniciam o estudo da grafologia ou simplesmente para relembrar aqueles que não usam com frequência a grafoanálise.
Pensando em garantir um bom entendimento do leitor, considero a seguinte divisão: Ordem, Tamanho, Inclinação, Direção, Continuidade, Forma, Tipo de Ligação, Velocidade, Pressão, Relevo, Calibre e Tensão.
Cada um destes gêneros é desmembrado em sub-gêneros. E cada um dos gêneros e seus sub-gêneros retratam determinadas tendências de personalidade e de comportamento de seu escritor, as quais serão devidamente explicadas em cada publicação correspondente.
Neste capítulo darei somente a definição geral e importância de cada gênero. Nas postagens seguintes explanarei detalhadamente cada um deles.
1. Ordem
A ordem de uma redação demonstra a capacidade organizadora do sujeito. Sua habilidade em manter a clareza mental e de ideias, bem como, sua capacidade de definir prioridades e de se organizar de forma prática no dia a dia.
Para identificar se existe Ordem, ou para verificar como é a Ordem em um texto, deve-se observar os seguintes sub-gêneros:
a) Distribuição
b) Disposição (Margens)
c) Proporção
2. Tamanho (Dimensão)
Refere-se ao tamanho da letra. Retrata o impulso vital (extroversão ou introversão), o nível de autoestima, de expansividade e de orgulho próprio do sujeito. Subdivide-se nos seguintes sub-gêneros:
a) Grande
b) Média
c) Pequena
d) Sobreelevada
e) Rebaixada
f) Gladiolada
g) Crescente
3. Inclinação
Refere-se à predisposição ou necessidade que o sujeito tem de buscar o contato com as pessoas e com o mundo externo. Demonstra também o nível de dependência da aceitação dos outros. Divide-se em:
a) Inclinada (à direita)
b) Vertical (perpendicular)
c) Invertida (à esquerda)
d) Inclinação Desigual
4.Direção (e Alinhamento)
Retrata o nível de autodisciplina e a motivação ou desmotivação que a pessoa vivencia. A direção pode apresentar causas situacionais ou somente estruturais. Divide-se em:
a) Horizontal
b) Retilínea
c) Sinuosa
d) Ascendente
e) Descendente
f) Côncava
g) Convexa
f) Côncava
g) Convexa
5. Continuidade
Retrata o estilo de pensamento e a forma como a pessoa aprende; retrata também a necessidade ou não de contato com os outros. Divide-se em:
a) Ligada
b) Agrupada
c) Desligada
d) Truncada
e) Ligação Criativa
e) Ligação Criativa
6. Forma
Retrata a maneira como o sujeito se comporta no dia a dia e como ele deseja ser visto pelas pessoas. Divide-se em:
a) Caligráfica
b) Tipográfica
c) Arredondada
d) Redonda
e) Angulosa
f) Simplificada
g) Complicada
h) Extensa (larga)
i) Estreita (apertada)
7. Tipo de Ligação
Retrata a atitude do sujeito com os outros (a maneira como trata os outros) e também demonstra o nível de adaptabilidade do escritor.
a) Angular
b) Arco (arcada)
c) Guirlanda
d) Filiforme (fios)
e) Mista
f) Ligações Criativas
8. Velocidade
Retrata o ritmo habitual da pessoa na execução das atividades e demonstra também o seu ritmo e estilo de pensamento.
a) Lenta
b) Pausada
c) Rápida
d) Precipitada
9. Pressão
Retrata o nível de energia estrutural que a pessoa possui.
a) Forte
b) Média
c) Fraca
10. Relevo
Demonstra a capacidade realizadora de uma pessoa e retrata também a capacidade de influência desta pessoa sobre os demais. (Deve sempre ser analisado em conjunto com a Pressão).
a) Claro
b) Escuro
11. Calibre
Retrata o nível de "materialismo", de "sensualidade" e de preocupação com aspectos físicos (orgânicos) da pessoa.
a) Grosso
b) Fino
12. Tensão
Retrata o nível de resistência e de força que a pessoa tem para enfrentar dificuldades.
a) Dura
b) Frouxa
No próximo grafoencontro inicio a explicação detalhada do gênero Ordem.
Comentários
Postar um comentário