Pular para o conteúdo principal

Forma e Movimento

Forma e Movimento são os conceitos mais difíceis de serem assimilados por um iniciante, porque só com a prática constante o grafólogo-estudante ou mesmo o "grafólogo-ocasional" conseguem adquirir o "jeito" para visualizar prontamente estes aspectos em uma redação.

Forma e Movimento estão intimamente relacionados ao ritmo da escrita (Klages). 

A importância de identificar predomínio de Forma ou de Movimento é imensa, pois esta identificação está ligada à qualidade do Ambiente Gráfico (leiam meu post sobre Ambiente Gráfico).

Além disto, identificar Forma ou Movimento será essencial para aqueles que queiram compreender os 4 temperamentos hipocráticos na escrita (assunto para o futuro).

Quando observamos um manuscrito de modo global, conseguimos identificar se existe o predomínio da Forma ou se existe predomínio do Movimento. Às vezes, Forma e Movimento coexistem na redação (o que pode configurar um equilíbrio ou simplesmente características próprias da personalidade do escritor, o que também explicarei em próximas publicações).


COMO IDENTIFICAR PREDOMÍNIO DE FORMA OU DE MOVIMENTO NA ESCRITA?

1. Há predomínio da Forma quando a escrita apresenta sinais de lentidão, cuidado excessivo com a "estética" das letras, precisão nas pontuações, barras de T e pingos. Não existem impulsos nos traçados e a grafia é sempre constante em seu ritmo e nos espaçamentos entre palavras. O autocontrole é evidente e existe uma clara percepção de ordem nestes manuscritos. A escrita parece descansar ou repousar sobre o papel.

Pessoas que valorizam a FORMA em suas escritas são, via de regra, preocupadas com a própria imagem e em agir segundo a etiqueta social vigente. Seguem as regras definidas e geralmente são disciplinadas. Adaptam-se com facilidade a estruturas hierárquicas existentes e seguem procedimentos previamente estabelecidos. Não gostam de improvisar.

2. Há predomínio do Movimento quando existem traços lançados, impulsivos, com letras geralmente mal-acabadas (ao contrário do predomínio de Forma, onde as letras são traçadas com precisão), pontuações e acentos adiantados ou fora de lugar. A escrita parece agitar-se ou mover-se sobre o papel. A espontaneidade é preponderante. Não existe muita preocupação com a estética das letras nestes manuscritos.

Estas pessoas têm uma natureza inquieta, improvisadora e espontânea. Desejam ser admirados por sua originalidade (de ideias, na forma de agir, etc) e não suportam regras limitantes e repressoras. Tendem a pensar "fora da caixa"e vão bem nas atividades que requeiram soluções imediatas.

Vejam 2 exemplos bem contrastantes:
Amostra 1

Amostra 2


A amostra 1 tem letras bem formadas, cuidadas, pontuação precisa, velocidade pausada (a lenta). É uma escrita constante e de ritmo regular.

A amostra 2, oposto da primeira amostra, tem uma escrita lançada, impulsiva, agitada, irregular e imprecisa. A pontuação é irregular, as letras mal-formadas e o ritmo é rápido.

OBS: a escrita "parada", sem ritmo, muito lenta, em que há predomínio excessivo da Forma é geralmente um sinal de alerta (quando tratamos de escritas adultos alfabetizados - este tema será também abordado futuramente).

Vamos observar mais dois exemplos, agora não tão evidentes:
Amostra 3
Na amostra 3 existe predomínio da FORMA, mas também existem alguns indícios de MOVIMENTO. Por que? Observem a barra de "T", em movimento acerado (impulsivo) e os pontos dos "I" irregulares (aparecem ora muito acima da letra "I", ora próximo da letra, ora quase imperceptível - estes são sinais que indicam uma leve impulsividade).


Amostra 4
Na amostra 4 existe predomínio do MOVIMENTO. Acerados, traços lançados, pontuações imprecisas, traços finais prolongados.

E na sua escrita? Predomina Forma ou Movimento?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4. Direção e Alinhamento

A Direção da escrita corresponde ao estado de ânimo da pessoa, o qual pode ser situacional (ou seja, reflete um momento que a pessoa está vivenciando) e/ou estrutural (ou seja, faz parte da constituição e da dinâmica interior da pessoa). Indica também o nível de autodisciplina do indivíduo. Para verificar a Direção é necessário o uso de régua e esquadro. Colocar o esquadro alinhado à borda esquerda da folha (a folha deve estar na posição "retrato"), sob a primeira letra da primeira palavra escrita. Com a régua, traça-se a linha que vai da borda esquerda até a borda direita do papel. A linha traçada a partir da primeira letra da primeira palavra será a linha de base da escrita em questão. Prosseguir com o mesmo procedimento com cada linha escrita em na redação. ATENÇÃO : cuidado para não confundir Inclinação com Direção. A Inclinação mede o grau de inclinação da escrita (para direita, para esquerda ou vertical, em relação à linha de base). A Direção verifica...

Simbolismo no Espaço: Zonas Gráficas

A teoria do Simbolismo no Espaço foi desenvolvida por Max Pulver (1931), uma referência dentre os grafólogos. Esta teoria permite observar qual (ou quais) zona gráfica predomina (ou não predomina) em uma escrita. As Zonas Gráficas (já descritas na publicação sobre Nomenclatura, neste blog) se dividem em: Zona Superior Zona Média Zona Inferior Lado Esquerdo Lado Direito A Zona Média é sempre a medida de referência. É definida pela altura das letras minúsculas de uma escrita. Portanto, a medida da zona média muda de acordo com o tamanho da letra de uma escrita. O módulo padrão para medir a Zona Superior e Inferior é de 2,5x a altura da zona média. Exemplo: se as letras minúsculas de uma escrita têm 3mm, então sua  zona média  é de 3mm. Nesta escrita, de acordo com o módulo padrão, espera-se que a zona superior (definida pelas laçadas das letras L, F, ou hastes do T) tenha 7,5mm (ou seja: 3mm X 2,5). Se a zona superior desta escrita tiver menos de 7,5mm, então...

2. Tamanho

O tamanho (dimensão) da letra demonstra o sentimento de importância de si mesmo; o nível de autoestima; demonstra também o espaço que uma pessoa dá a si mesma e o espaço que ela deseja ocupar no ambiente e nos grupos. Módulo de mensuração: a dimensão da letra é medida tomando como base a altura dos ovais da zona média. Deve-se traçar uma linha reta que se inicia no ponto médio da base do oval e chega no ponto médio da linha que limita com a zona superior. Observando os exemplos fica mais fácil de entender: As letras, de acordo com seu tamanho, podem ser classificadas em: a) Grande : a altura dos ovais das letras medem 3mm ou mais. (+) Autoconfiança; generosidade; bom conceito autoestimativo; extroversão (-) : Pouca autopercepção e pouca autocrítica; arrogância; vaidade elevada; superficialidade Letras grandes são comuns em artistas ou naqueles que cultivam a própria imagem pessoal; são também comuns em profissionais de Treinamento e Influenciadores. Amostra 1 ...