Forma e Movimento são os conceitos mais difíceis de serem assimilados por um iniciante, porque só com a prática constante o grafólogo-estudante ou mesmo o "grafólogo-ocasional" conseguem adquirir o "jeito" para visualizar prontamente estes aspectos em uma redação.
Forma e Movimento estão intimamente relacionados ao ritmo da escrita (Klages).
A importância de identificar predomínio de Forma ou de Movimento é imensa, pois esta identificação está ligada à qualidade do Ambiente Gráfico (leiam meu post sobre Ambiente Gráfico).
Além disto, identificar Forma ou Movimento será essencial para aqueles que queiram compreender os 4 temperamentos hipocráticos na escrita (assunto para o futuro).
Quando observamos um manuscrito de modo global, conseguimos identificar se existe o predomínio da Forma ou se existe predomínio do Movimento. Às vezes, Forma e Movimento coexistem na redação (o que pode configurar um equilíbrio ou simplesmente características próprias da personalidade do escritor, o que também explicarei em próximas publicações).
COMO IDENTIFICAR PREDOMÍNIO DE FORMA OU DE MOVIMENTO NA ESCRITA?
1. Há predomínio da Forma quando a escrita apresenta sinais de lentidão, cuidado excessivo com a "estética" das letras, precisão nas pontuações, barras de T e pingos. Não existem impulsos nos traçados e a grafia é sempre constante em seu ritmo e nos espaçamentos entre palavras. O autocontrole é evidente e existe uma clara percepção de ordem nestes manuscritos. A escrita parece descansar ou repousar sobre o papel.
Pessoas que valorizam a FORMA em suas escritas são, via de regra, preocupadas com a própria imagem e em agir segundo a etiqueta social vigente. Seguem as regras definidas e geralmente são disciplinadas. Adaptam-se com facilidade a estruturas hierárquicas existentes e seguem procedimentos previamente estabelecidos. Não gostam de improvisar.
2. Há predomínio do Movimento quando existem traços lançados, impulsivos, com letras geralmente mal-acabadas (ao contrário do predomínio de Forma, onde as letras são traçadas com precisão), pontuações e acentos adiantados ou fora de lugar. A escrita parece agitar-se ou mover-se sobre o papel. A espontaneidade é preponderante. Não existe muita preocupação com a estética das letras nestes manuscritos.
Estas pessoas têm uma natureza inquieta, improvisadora e espontânea. Desejam ser admirados por sua originalidade (de ideias, na forma de agir, etc) e não suportam regras limitantes e repressoras. Tendem a pensar "fora da caixa"e vão bem nas atividades que requeiram soluções imediatas.
Vejam 2 exemplos bem contrastantes:
![]() |
| Amostra 1 |
![]() |
| Amostra 2 |
A amostra 1 tem letras bem formadas, cuidadas, pontuação precisa, velocidade pausada (a lenta). É uma escrita constante e de ritmo regular.
A amostra 2, oposto da primeira amostra, tem uma escrita lançada, impulsiva, agitada, irregular e imprecisa. A pontuação é irregular, as letras mal-formadas e o ritmo é rápido.
OBS: a escrita "parada", sem ritmo, muito lenta, em que há predomínio excessivo da Forma é geralmente um sinal de alerta (quando tratamos de escritas adultos alfabetizados - este tema será também abordado futuramente).
Vamos observar mais dois exemplos, agora não tão evidentes:
![]() |
| Amostra 3 |
Na amostra 3 existe predomínio da FORMA, mas também existem alguns indícios de MOVIMENTO. Por que? Observem a barra de "T", em movimento acerado (impulsivo) e os pontos dos "I" irregulares (aparecem ora muito acima da letra "I", ora próximo da letra, ora quase imperceptível - estes são sinais que indicam uma leve impulsividade).
![]() |
| Amostra 4 |
Na amostra 4 existe predomínio do MOVIMENTO. Acerados, traços lançados, pontuações imprecisas, traços finais prolongados.
E na sua escrita? Predomina Forma ou Movimento?




Comentários
Postar um comentário