Ambiente Gráfico é o primeiro pilar que sustenta a grafologia.
→ O Ambiente Gráfico é o contexto geral de uma redação. Mostra a qualidade da escrita de modo global.
É um conceito um pouco difícil e meio chato de ser assimilado por quem está iniciando neste estudo. É meio chato porque parece abstrato, às vezes parece subjetivo e necessita do treino constante do estudante para que se familiarize com o que está sendo observado na escrita, conforme demonstrarei adiante.
→ O Ambiente Gráfico é o contexto geral de uma redação. Mostra a qualidade da escrita de modo global.
É um conceito um pouco difícil e meio chato de ser assimilado por quem está iniciando neste estudo. É meio chato porque parece abstrato, às vezes parece subjetivo e necessita do treino constante do estudante para que se familiarize com o que está sendo observado na escrita, conforme demonstrarei adiante.
Muitas pessoas que conhecem superficialmente a Grafologia se preocupam somente em identificar os gêneros (pressão, velocidade, tamanho da letra etc), mas não se atêm a este importantíssimo fator que é o Ambiente Gráfico. O ambiente é importantíssimo porque é irá nortear toda a interpretação grafológica de um manuscrito. Seu entendimento é fundamental para que se possa analisar corretamente uma grafia.
Se uma pessoa identifica erroneamente o ambiente gráfico, com quase toda certeza irá comprometer a assertividade de sua análise.
Uma das grandes dificuldades das pessoas é saber definir corretamente a qualidade do ambiente gráfico (positivo, negativo ou intermediário).
Uma das grandes dificuldades das pessoas é saber definir corretamente a qualidade do ambiente gráfico (positivo, negativo ou intermediário).
Esta qualidade é verificada levando-se em conta 5 aspectos:
- Ordem (X Desordem)
- Simplicidade (X Complicações)
- Legibilidade (X Ilegibilidade)
- Originalidade (X Reprodução)
- Espontaneidade (X Monotonia)
1. A ordem (que também é um dos gêneros da escrita) refere-se ao aspecto visual da redação. Retrata a aparência de ordem e limpeza. Espera-se, na ordem, que haja ao menos um cuidado mínimo com o enquadramento de todas as margens e respeito ao espaçamento de linhas.
A desordem, ao contrário, denota um aspecto confuso na escrita; linhas "emboladas", palavras muito juntas, traços desnecessários, falta de ordem de modo geral no manuscrito.
2. A simplicidade se nota quando a escrita se atém aos traçados essenciais; quando não existem rebuscamentos ou movimentos gráficos desnecessários.
As complicações ocorrem quando a escrita apresenta traços desnecessários, exageros, inflações frequentes que acabam dificultando a leitura.
3. Uma escrita é legível quando existe respeito do escritor ao código de seu alfabeto natal. Quando as letras e palavras são devidamente entendidas por qualquer leitor.
A escrita é ilegível quando é de difícil entendimento dos leitores. A ilegibilidade por ser decorrente da desorganização, ou da excessiva simplicidade (isto é, a pessoa simplifica tanto sua escrita que acaba descaracterizando as letras), ou pelo excesso de complicações (isto é, a escrita apresenta tantos traços desnecessários que poluem o manuscrito de modo geral e dificultam a compreensão do leitor).
4. Considerando um adulto alfabetizado, quanto mais sua escrita se distancia do modelo caligráfico aprendido na infância, mais original se torna.
Quanto mais apegada aos modelos caligráficos tradicionais assimilados, mais reprodutiva se torna.
5. A espontaneidade é vista pelo ritmo e movimento de uma redação. As letras e palavras parecem se "mover" sobre o papel; existe uma fluidez natural dos traçados gráficos.
A monotonia se percebe pela lentidão, pela constância rigidamente regular no ritmo e pelo excessivo cuidado com os traçados, pontuações e pingos das letras. No caso de um adulto alfabetizado, a escrita monótona demonstra muito apego à forma (e estética) e perde sua naturalidade.
a) Um ambiente gráfico é positivo quando o contexto da escrita apresenta visivelmente os aspectos de Ordem, Simplicidade, Legibilidade, Originalidade e Espontaneidade.
Quando o ambiente é positivo, a interpretação grafológica geral da amostra gráfica tenderá a ser mais positiva.
a) Um ambiente gráfico é positivo quando o contexto da escrita apresenta visivelmente os aspectos de Ordem, Simplicidade, Legibilidade, Originalidade e Espontaneidade.
Quando o ambiente é positivo, a interpretação grafológica geral da amostra gráfica tenderá a ser mais positiva.
b) O ambiente é negativo quando o manuscrito, de modo global, apresenta Desordem, Complicações, Ilegibilidade, Reprodução e Monotonia.
Em um ambiente nitidamente negativo, a interpretação geral da amostra tenderá a ser mais negativa.
c) O ambiente gráfico é intermediário quando apresenta 2 aspectos do ambiente positivo (e portanto, 3 aspectos do ambiente negativo) ou 3 aspectos do ambiente positivo (e portanto, 2 aspectos .do negativo).
Num ambiente intermediário é exigida atenção dobrada do grafólogo, pois a interpretação da escrita envolve tanto as qualidades positivas, quanto negativas da amostra.
Em um ambiente nitidamente negativo, a interpretação geral da amostra tenderá a ser mais negativa.
c) O ambiente gráfico é intermediário quando apresenta 2 aspectos do ambiente positivo (e portanto, 3 aspectos do ambiente negativo) ou 3 aspectos do ambiente positivo (e portanto, 2 aspectos .do negativo).
Num ambiente intermediário é exigida atenção dobrada do grafólogo, pois a interpretação da escrita envolve tanto as qualidades positivas, quanto negativas da amostra.
Estatisticamente, pelo menos 70% da população adulta alfabetizada se encontra dentro do ambiente intermediário.
COMO IDENTIFICAR O AMBIENTE GRÁFICO NAS ESCRITAS? Vejam os exemplos a seguir:
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Amostra a |
Esta amostra, portanto, configura um ambiente gráfico positivo.
Amostra b |
b) A amostra b apresenta: DESORDEM (não há respeito a nenhuma margem; as palavras e linhas muito próximas umas das outras reduzem a clareza e o senso de organização da escrita); MONOTONIA (o ritmo é moroso, a escrita é cansativa e monótona); REPRODUÇÃO (reproduz o modelo caligráfico, com poucas variações); embora preserve certa legibilidade, a ILEGIBILIDADE é mais acentuada nesta amostra (por conta dos enrolamentos nos ovais, combinados ao embolamento entre linhas e pouca clareza do texto); certamente não demonstra simplificações, embora também não seja totalmente complicada (pois não apresenta traços desnecessários).
Esta amostra retrata pelo menos 4 aspectos negativos, configurando o ambiente gráfico negativo.
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Amostra 3 |
c) A amostra c possui ORDEM; LEGIBILIDADE; certa SIMPLICIDADE (não existem traços desnecessários que complicam a leitura da escrita); não é totalmente original, mas sua ORIGINALIDADE é mais evidente do que a reprodução (a escrita denota uma certa diferenciação para se distanciar da escrita caligráfica); demonstra ser um pouco mais MONÓTONA do que espontânea.
Esta amostra apresenta um ambiente gráfico intermediário.
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Amostra d |
d) A amostra d possui ORDEM (as linhas não se interpõem; as palavras têm distanciamento adequado entre si); SIMPLICIDADE (o escritor simplifica ao máximo suas letras e palavras); ORIGINALIDADE (a escrita se distancia do modelo caligráfico) e ESPONTANEIDADE (tem ritmo, movimento e fluidez); peca pela falta de maior legibilidade.
Esta amostra tem um ambiente gráfico intermediário.
Notem que esta amostra, apesar de ser visualmente "desagradável" (por conta da discordância de inclinação e pela falta de maior legibilidade), é uma amostra de um ambiente intermediário, ou quase um ambiente positivo (apresenta 4 das características que configuram o ambiente positivo)!
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