Pular para o conteúdo principal

Nomenclaturas Grafológicas

Para que seja feita uma análise grafológica, primeiramente é necessário obter uma redação manualmente escrita, dentro dos seguintes parâmetros:

  • Utilizar 3 ou 4 folhas de papel sulfite branco sem pauta (A4) para escrever;
  • Utilizar uma caneta esferográfica (tipo Bic) azul ou preta;
  • Escrever sobre uma superfície lisa e NÃO utilizar apoio de cadernos, pastas, etc sob as folhas de sulfite;
  • NÃO escrever no verso das folhas (só na parte da frente);
  • Redigir um texto de no mínimo 15 linhas; se a pessoa quiser escrever mais não tem problema;
  • Evitar o uso de corretivos ("branquinho, borracha, etc)
  • ESCREVER DA FORMA MAIS NATURAL POSSÍVEL (evitando rascunhos, por exemplo);
  • Assinar quando finalizar a redação
Essas regras são exigidas para que se preserve a padronização mínima de materiais. A caneta esferográfica possui um calibre (grossura) específico e as mensurações feitas na grafologia têm como referência este calibre específico. 
Não se deve escrever com lápis, pois o lápis exige uma "força" maior do escritor do que quando ele usa a esferográfica. Isto interfere na mensuração, conforme explicado acima. Da mesma maneira, não se deve usar caneta-tinteiro, pois a caneta-tinteiro exige uma "força" menor do escritor do que quando usa a esferográfica. 
A folha de sulfite é igualmente necessária, pois também representa um padrão de tamanho onde a pessoa irá escrever. (Alguns ocupam todo o espaço do sulfite ao escreverem um texto; outros, escrevendo o mesmo texto; ocupam metade da folha de sulfite).


Em segundo lugar deve-se conhecer a Nomenclatura (os termos utilizados):
  • Ovais: são os "olhos" (as "bolinhas") das letras minúsculas (""q", "g", "a", "o", etc);
  • Hastes: são todos os traços que sobem pela zona superior e descem até a base da zona média (letras "l", "t", "b", "d", etc);
  • Pernas: são todos os traços que descem para a zona inferior (letras "f", "g", "j")
  • Laçadas: são os movimentos em força de laço que fazem parte das hastes e/ou pernas;
  • Bucles: são pequenos lacinhos que têm a forma de aneis ou rolinhos;
  • Zona Inicial: é o ponto exato onde se inicia uma letra (de qualquer palavra);
  • Zona Final: é o ponto exato onde termina a letra (de qualquer palavra);



  • Zona Superior: ocupada pelas hastes, pontos, acentos, pelas barras de “T” e a parte das letras maiúsculas. A Zona Superior abrange toda área acima da Zona Média.
  • Zona Média: é definida e ocupada por todas as letras minúsculas. Com um lápis deve-se traçar uma linha paralela logo abaixo e logo acima das minúsculas. A altura da zona média depende do tamanho das minúsculas de cada escrita. das hastes e da descendência das laçadas inferiores. A altura da Zona Média (que varia conforme a dimensão e largura de cada escrita) será o parâmetro de referência para definir as zonas superior e inferior.
  • Zona Inferior: ocupada pelas laçadas inferiores e partes descendentes das maiúsculas ou outras letras. A Zona Inferior abrange toda área abaixo da linha da Zona Média.
  • Partes Essenciais da letra: são as partes mínimas necessárias da letra para que possamos reconhecer uma determinada letra; corresponde ao "esqueleto" da letra;
  • Partes Secundárias da letra: são todas as partes acessórias, ou os traçados não necessários para identificarmos uma letra; geralmente aparecem em forma de laços, espirais, etc.
Na figura acima, na coluna da esquerda as letras "E" e "G" são escritas somente com suas partes essenciais. Na coluna da direita, as letras são escritas com traços acessórios.





Em terceiro lugar, obviamente, a pessoa deve conhecer e compreender todos os conceitos de grafologia.
Os pilares que sustentam a grafoanálise são:
  • Ambiente Gráfico
  • Espaço e Movimento
  • Zonas Gráficas
  • Gêneros da Escrita

Explicarei cada termo e cada conceito num mini-curso de grafologia, neste blog. As informações descritas acima são algumas reproduções do meu livro Grafologia Descomplicada, em breve disponível para comercialização. A mesma Grafologia Descomplicada que deu origem ao título deste blog.

Até a próxima aula!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4. Direção e Alinhamento

A Direção da escrita corresponde ao estado de ânimo da pessoa, o qual pode ser situacional (ou seja, reflete um momento que a pessoa está vivenciando) e/ou estrutural (ou seja, faz parte da constituição e da dinâmica interior da pessoa). Indica também o nível de autodisciplina do indivíduo. Para verificar a Direção é necessário o uso de régua e esquadro. Colocar o esquadro alinhado à borda esquerda da folha (a folha deve estar na posição "retrato"), sob a primeira letra da primeira palavra escrita. Com a régua, traça-se a linha que vai da borda esquerda até a borda direita do papel. A linha traçada a partir da primeira letra da primeira palavra será a linha de base da escrita em questão. Prosseguir com o mesmo procedimento com cada linha escrita em na redação. ATENÇÃO : cuidado para não confundir Inclinação com Direção. A Inclinação mede o grau de inclinação da escrita (para direita, para esquerda ou vertical, em relação à linha de base). A Direção verifica

Simbolismo no Espaço: Zonas Gráficas

A teoria do Simbolismo no Espaço foi desenvolvida por Max Pulver (1931), uma referência dentre os grafólogos. Esta teoria permite observar qual (ou quais) zona gráfica predomina (ou não predomina) em uma escrita. As Zonas Gráficas (já descritas na publicação sobre Nomenclatura, neste blog) se dividem em: Zona Superior Zona Média Zona Inferior Lado Esquerdo Lado Direito A Zona Média é sempre a medida de referência. É definida pela altura das letras minúsculas de uma escrita. Portanto, a medida da zona média muda de acordo com o tamanho da letra de uma escrita. O módulo padrão para medir a Zona Superior e Inferior é de 2,5x a altura da zona média. Exemplo: se as letras minúsculas de uma escrita têm 3mm, então sua  zona média  é de 3mm. Nesta escrita, de acordo com o módulo padrão, espera-se que a zona superior (definida pelas laçadas das letras L, F, ou hastes do T) tenha 7,5mm (ou seja: 3mm X 2,5). Se a zona superior desta escrita tiver menos de 7,5mm, então dizemos

2. Tamanho

O tamanho (dimensão) da letra demonstra o sentimento de importância de si mesmo; o nível de autoestima; demonstra também o espaço que uma pessoa dá a si mesma e o espaço que ela deseja ocupar no ambiente e nos grupos. Módulo de mensuração: a dimensão da letra é medida tomando como base a altura dos ovais da zona média. Deve-se traçar uma linha reta que se inicia no ponto médio da base do oval e chega no ponto médio da linha que limita com a zona superior. Observando os exemplos fica mais fácil de entender: As letras, de acordo com seu tamanho, podem ser classificadas em: a) Grande : a altura dos ovais das letras medem 3mm ou mais. (+) Autoconfiança; generosidade; bom conceito autoestimativo; extroversão (-) : Pouca autopercepção e pouca autocrítica; arrogância; vaidade elevada; superficialidade Letras grandes são comuns em artistas ou naqueles que cultivam a própria imagem pessoal; são também comuns em profissionais de Treinamento e Influenciadores. Amostra 1