Pular para o conteúdo principal

1. Ordem

A Ordem em uma escrita é visualizada pela aparência geral do texto sobre a folha de papel. Em uma escrita ordenada existe um cuidado com as margens e com o espaçamento entre palavras e linhas. O contrário acontece com a escrita desordenada (onde não há cuidado e respeito às margens, linhas, etc).

Quando a escrita tem Ordem, significa que a pessoa olha para o papel e mentalmente "calcula" o espaço disponível na folha para discorrer seu texto, bem como, a maneira como resolve aproveitar o espaço existente. É por isto que o senso de ordem se relaciona à capacidade do sujeito em administrar tempo e recursos disponíveis.

Na escrita desordenada e confusa, o sujeito parece agir sem refletir sobre os recursos de que dispõe no momento. Escreve (age) sem pensar nas consequências, ou simplesmente, sem ponderar gastos e ganhos.

Para classificarmos o nível de ordem do manuscrito devemos avaliar 3 subgêneros:
1.1 Distribuição (refere-se à distribuição das palavras e linhas no texto)
1.2 Disposição (refere-se às margens)
1.3 Proporção (refere-se ao equilíbrio entre zonas gráficas de uma mesma palavra e das palavras de modo geral)

OBS: Os sinais (+)(-) à frente da definição de características de cada subgênero referem-se às qualidades positivas (+) e às qualidades negativas (-). Exponho tanto as qualidades positivas quanto negativas, pois são os 2 lados de uma mesma moeda. Para saber se predominam as qualidades positivas ou as qualidades negativas é necessário definir, antes, o nível do Ambiente Gráfico da escrita.

1.1.Distribuição


Módulos de referência:
Entre palavras: espera-se que distância esperada entre uma palavra e outra tenha a largura de uma letra "M" minúscula da escrita em questão.
No exemplo abaixo

Entre linhas: espera-se que a distância entre uma linha e outra tenha a altura de 2x a altura de uma letra "M" minúscula da escrita em questão.
A distribuição pode ser classificada de 4 formas:
a) Distribuição Espaçada
b) Distribuição Clara
c) Distribuição Concentrada
d) Distribuição Confusa

a)Distribuição Espaçada
Na folha de papel predominam grandes espaços brancos entre palavras e/ou linhas.
(+) Amplitude de ideias; necessidade de liberdade e espaços livres; apreço pela animação; simpatia e necessidade de contato (com escrita extensa e agitada); visão do conjunto
(-) Falta de reflexão; propensão à sugestionabilidade; pouco espírito de economia (em especial com letras grandes e rápidas); gosto pela vida folgada; dificuldade de aproximação com outros.


b)Distribuição Clara
 Existe harmonia e equilíbrio entre espaços brancos e o texto escrito.
As letras, palavras e linhas não se misturam, respeitando o espaço que lhes é devido na folha.
(+) Noção do que é uma coisa e outra; discernimento; predomínio da razão e pensamento linear (com linhas retas); respeito ao espaço alheio; visão panorâmica
(-) Pensamento convencional; reprodução da disciplina e ordem aprendidos; pouca imaginação.


c) Distribuição Concentrada
Há predomínio do texto sobre os espaços em branco. O espaço entre palavras e linhas é menor do que o esperado pelos módulos de referência, sem prejudicar a leitura e legibilidade da escrita.
(+) Espírito de economia de recursos; otimização de tempo (quando há aproximação de linhas, mas com palavras espaçadas); concentração; introversão
(-) Mesquinhez; tendência ao acúmulo; egoísmo elevado; visão estreita; impulsividade


d) Distribuição Confusa
Distribuição defeituosa do espaço, onde as palavras e linhas se entrecruzam ou se misturam com as linhas de cima de de baixo.
(+) Vivacidade de ideias; imaginação; pensamento disruptivo
Obs: Dificilmente a distribuição confusa reproduz os aspectos positivos citados, A NÃO SER que a escrita apresente sinais de grande originalidade (ligações criativas) e rapidez.
(-) Confusão mental; tendência a "enrolar" os outros; atitude invasiva; propensão a gastar mais do que ganha; dificuldade para administrar tempo.

1.2 Disposição

Módulos de referência:
Margem Superior: distância mínima esperada de 3cm da borda superior da folha
Margem Inferior: distância esperada de 2cm da borda inferior da folha
Margem Esquerda:distância esperada de 3cm da borda esquerda da folha
Margem Direita: distância esperada de 2cm da borda direita da folha

A disposição se refere ao enquadramento do texto na página e ao estudo das margens. 
São consideradas 4 margens: a esquerda, direita, superior e inferior. O significado de cada margem está correlacionado ao significado simbólico das zonas gráficas (caso tenham esquecido, por favor releiam o post sobre Zonas Gráficas).

Na figura abaixo, imagine que cada letra corresponde a uma folha de papel com um texto escrito.
a) Margens Cuidadas
(+): Preocupação com o sentido estético e com o decoro social; cortesia e respeito com os demais; bom senso; discernimento
(-): Cuidado rigoroso que indica angústia ou auto-opressão; autodisciplina rígida; neurose

b) Margem Superior Ausente ou Muito Pequena
(+): Extroversão; espontaneidade; facilidade para contatar as pessoas
(-): Dificuldade em respeitar limites; descortesia; atitude invasiva

c) Margem Superior Ampla
(+): Necessidade de distanciamento das pessoas; formalidade; elegância
(-): Frieza nos relacionamentos; formalidade excessiva; necessidade de isolamento

d) Margem Esquerda Ampla
(+): Extroversão; iniciativa; necessidade de independência; despreocupação com as coisas
(-): Esbanjamento; falhas na administração de tempo

e) Margem Esquerda Pequena ou Ausente
(+): Prudência; senso de economia
(-): Falta de iniciativa; insegurança; timidez; desconfiança; avareza

f) Margem Esquerda alargando-se de cima para baixo
(+): Extroversão; a pessoa solta-se gradualmente no meio; necessidade de independência; otimismo
(-): Tendência a ultrapassar orçamentos; dificuldade para racionalizar tempo; exibicionismo (com letra grande e extensa)

g) Margem Esquerda estreitando-se de cima para baixo
(+): Senso de economia; prudência; reflexão; ponderação
(-): Timidez; insegurança; receio de assumir responsabilidades; pouca coragem

h) Margem Direita Pequena ou Ausente
(+): Fácil contato; iniciativa; prontidão para ajudar ou receber ajuda
(-): Precipitação; bajulação; atitude invasiva

i) Margem Direita Ampla ou Irregular
(+): Prudência; cautela nas ações
(-): Receio de correr riscos; medo do futuro

j) Margens Irregulares
(+): Vivacidade nos contatos
(-): Ambivalência afetiva; desordem e indisciplina


1.3 Proporção

A proporção entre as zonas gráficas indica o maior ou menor equilíbrio do sujeito entre suas funções emocionais, intelectuais, sociais, etc.
a) Escrita Proporcionada: apresenta equilíbrio entre as 3 zonas gráficas
b) Escrita Desproporcionada: apresenta desequilíbrios exagerados entre as zonas gráficas. Indica uma preocupação excessiva sobre temas relacionados à zona gráfica que apresenta desproporções.


Com base no conteúdo exposto até agora, veja a classificação da amostra abaixo:

Ambiente Gráfico: intermediário. Por que? Porque a amostra tem organização, legibilidade e certa simplicidade (pois não existem traços desnecessários que dificultam a leitura), mas não tem espontaneidade, nem originalidade.

Zonas Gráficas predominantes: existe claro predomínio da zona média, com "achatamento" das zonas superior e inferior (observem que as hastes das letras "t" e "d" permanecem quase totalmente dentro da zona média; o mesmo ocorre com as pernas das letras "p" e "q").

O predomínio da zona média (com achatamento de pernas e hastes), torna a escrita desproporcionada.

Forma ou Movimento? Claramente predomina a Forma nesta escrita (lenta, com letras bem formadas e bem acabadas, com pontuação e pontos precisos).

Distribuição do texto: concentrada (nota-se predomínio do texto em relação aos espaços em branco).

Disposição das margens: não podemos falar sobre as margens, pois a amostra é muito pequena. Para falar sobre as margens é necessário visualizar o texto de pelo menos 15 linhas na folha. Mas vamos supor que o texto desta pessoa se mantenha igual ou similar à amostra obtida. Se for este o caso, então esta escrita apresenta margem esquerda regular e pequena (próxima da borda esquerda da folha) e margem direita irregular (observem em destaque os traços em negrito que acompanham o final de cada palavra de cada linha desta amostra).

Com base nesta classificação, é possível dizer que esta pessoa: tem organização preservada; tende a uma atitude mais contida do que espontânea (predomínio da Forma); está voltada para a manutenção de assuntos rotineiros (distribuição concentrada e predomínio da zona média); é cautelosa, não sendo de se arriscar nas ações (margem direita irregular).

(A interpretação acima está pautada somente no que foi visto até o momento. À medida que novos conceitos forem sendo publicados, irei incluindo novas informações sobre esta mesma amostra).








                                                           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4. Direção e Alinhamento

A Direção da escrita corresponde ao estado de ânimo da pessoa, o qual pode ser situacional (ou seja, reflete um momento que a pessoa está vivenciando) e/ou estrutural (ou seja, faz parte da constituição e da dinâmica interior da pessoa). Indica também o nível de autodisciplina do indivíduo. Para verificar a Direção é necessário o uso de régua e esquadro. Colocar o esquadro alinhado à borda esquerda da folha (a folha deve estar na posição "retrato"), sob a primeira letra da primeira palavra escrita. Com a régua, traça-se a linha que vai da borda esquerda até a borda direita do papel. A linha traçada a partir da primeira letra da primeira palavra será a linha de base da escrita em questão. Prosseguir com o mesmo procedimento com cada linha escrita em na redação. ATENÇÃO : cuidado para não confundir Inclinação com Direção. A Inclinação mede o grau de inclinação da escrita (para direita, para esquerda ou vertical, em relação à linha de base). A Direção verifica...

Simbolismo no Espaço: Zonas Gráficas

A teoria do Simbolismo no Espaço foi desenvolvida por Max Pulver (1931), uma referência dentre os grafólogos. Esta teoria permite observar qual (ou quais) zona gráfica predomina (ou não predomina) em uma escrita. As Zonas Gráficas (já descritas na publicação sobre Nomenclatura, neste blog) se dividem em: Zona Superior Zona Média Zona Inferior Lado Esquerdo Lado Direito A Zona Média é sempre a medida de referência. É definida pela altura das letras minúsculas de uma escrita. Portanto, a medida da zona média muda de acordo com o tamanho da letra de uma escrita. O módulo padrão para medir a Zona Superior e Inferior é de 2,5x a altura da zona média. Exemplo: se as letras minúsculas de uma escrita têm 3mm, então sua  zona média  é de 3mm. Nesta escrita, de acordo com o módulo padrão, espera-se que a zona superior (definida pelas laçadas das letras L, F, ou hastes do T) tenha 7,5mm (ou seja: 3mm X 2,5). Se a zona superior desta escrita tiver menos de 7,5mm, então...

2. Tamanho

O tamanho (dimensão) da letra demonstra o sentimento de importância de si mesmo; o nível de autoestima; demonstra também o espaço que uma pessoa dá a si mesma e o espaço que ela deseja ocupar no ambiente e nos grupos. Módulo de mensuração: a dimensão da letra é medida tomando como base a altura dos ovais da zona média. Deve-se traçar uma linha reta que se inicia no ponto médio da base do oval e chega no ponto médio da linha que limita com a zona superior. Observando os exemplos fica mais fácil de entender: As letras, de acordo com seu tamanho, podem ser classificadas em: a) Grande : a altura dos ovais das letras medem 3mm ou mais. (+) Autoconfiança; generosidade; bom conceito autoestimativo; extroversão (-) : Pouca autopercepção e pouca autocrítica; arrogância; vaidade elevada; superficialidade Letras grandes são comuns em artistas ou naqueles que cultivam a própria imagem pessoal; são também comuns em profissionais de Treinamento e Influenciadores. Amostra 1 ...